
O “Dia Nacional da Ciência e Cultura” foi instituído pela Lei nº 5.579 de 15 de maio de 1970, como homenagem à data natalícia de Rui Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849.
A cultura pode ser entendida de várias formas. Está associada à educação, às manifestações artísticas como teatro, música, pintura, escultura; os meios de comunicação de massa, tais como o rádio, o cinema e a televisão; às festas e cerimônias tradicionais e religiosas; às lendas e crenças de um povo ou a seu modo de vestir, alimentar e falar. Cultura é a capacidade de dar significado aos objetos; são todas as maneiras de existência de vida humana, resultante do processo pelo qual o homem acumula as experiências que vão sendo capaz de realizar, discerne entre elas, fixa as de efeito favorável e, como resultado da ação exercida, converte em ideias as imagens e lembranças; a princípio coladas às realidades sensíveis e depois generalizadas, desse contato inventivo com o mundo natural.
A cultura é, portanto, um processo de autolibertação progressiva do homem, o que o caracteriza como um ser de mutação, um ser de projeto que se faz à medida que transcende a sua própria experiência.
Gusdirf, filósofo contemporâneo, disse que “o homem não é o que é, mas é o que não é”; ou seja, o homem não se define por um modelo que o antecede, por uma essência que o caracteriza, nem é apenas o que as circunstâncias fizeram dele. Ele se define pelo lançar-se no futuro, antecipando, através de um projeto, a sua ação consciente sobre o mundo.
Já a criatividade é uma capacidade humana que não fica confinada apenas ao território das artes, mas que também é necessária à ciência e à vida em geral, pois a ciência não poderia progredir se alguns espíritos mais criativos não tivessem percebido relações entre fatos aparentemente desconexos através de hipóteses e teorias explicativas dos fenômenos. A Ciência é a melhor maneira de definir a realidade mostrando como as coisas funcionam através de tentativas de erros e acertos.
Sendo assim, ciência, cultura e criatividade andam juntas; praticamente de mãos dadas.

